terça-feira, 26 de junho de 2012



Estilo de Viver

Mente e corpo em equilíbrio














A prática de atividade física traz diversos benefícios à saúde. Mas você já pensou em associá-la ao contato com a natureza? A proposta é cuidar do seu bem estar e reservar uma hora do dia para você. E, quem sabe, até tirar um fim de semana para sair um pouco do cenário urbano em busca da paz que a natureza traz. “O desenvolvimento urbano nos afastou completamente da relação com a natureza. É salutar abrir espaço na vida para cultivar maior proximidade com a natureza, reabilitando em nós o ser natural que originalmente somos”, atesta a terapeuta corporal Arandi Vasconcellos.

O primeiro passo para a prática de atividade física é ter força de vontade, disciplina e determinação. “Muitas pessoas são sedentárias e têm enorme dificuldade de praticar uma atividade física. Quando conseguem, isso se transforma em superação de limites e ganho de autoconfiança”, diz a terapeuta, lembrando que estar em meio à natureza pode ser um incentivo para sair do sedentarismo. Esportes como yoga, caminhada, escalada, vela e remo trazem benefícios, bem como diminuem o estreses e aumento do humor, sem contar com o fortalecimento muscular. “Melhora a qualidade do sono, controla a pressão arterial, aumenta a eficácia do coração e dos pulmões e melhora a autoestima. Ao praticar esporte, o corpo libera endorfina. Este hormônio traz a sensação de prazer e bem estar”, explica Vasconcellos.

Sentir, observar, contemplar e meditar com a força da natureza, equilibra não só o corpo mas também a psiquê, os estados emocionais e mentais, segundo a terapeuta. “É importante para a saúde ouvir sons orgânicos, naturais, sons que acalmam o sistema nervoso, transmitem tranquilidade e, sobretudo que façam voltar a apreciar o silêncio, coisa rara na vida moderna. A dica é ao se exercitar ouvir os sons dos bichos, do vento, do mar, das árvores. Geralmente só ouvimos carros, buzina, trens, rádio, música alta, televisão e celular. Muita poluição visual e sonora”, orienta.

Outra vantagem dos esportes ao ar livre com exposição ao sol, como surfe e corrida, é a produção de vitamina D pelo organismo. “Atualmente, cada vez mais as pessoas estão vivendo e trabalhando em ambientes internos e fechados. Isso traz uma série de problemas para saúde, um deles é a baixa de vitamina D”, aponta Arandi Vasconcellos, dando a dica de tirar o calçado e colocar os pés no chão, sentir o solo: “Quando tocamos os pés na terra, na areia ou na grama, fazemos uma automassagem que estimula essas zonas e enviamos sinais para todo o corpo de relaxamento, prazer e bem estar”, finaliza.

Confira ainda outros benefícios da atividade física na natureza, segundo a especialista:
Aumenta a produção do hormônio do crescimento, o GH;
Fortalece a estrutura óssea, diminuindo a osteoporose;
Aumenta a oxigenação das células e tecidos, assim sendo tem ação rejuvenescedora;
Queima calorias e gordurinhas, ajuda a manter a boa forma e perder peso para quem precisa;
Drena líquidos e toxinas, diminuindo a retenção de líquidos e inchaço no corpo;
Ativa e potencializa o metabolismo;



Nenhum comentário:

Postar um comentário